NOTÍCIAS & EVENTOS / Kick-Off do Projeto MOSHO

15 de Outubro de 2018

Decorreu nas instalações da Critical Materials (promotor lider) no dia 15 de Outubro de 2018 a reunião de kick-off do projeto MOSHO – Soluções avançadas para materiais de impacto, reparação de aeroestruturas em compósito e sua monitorização.

O MOSHO pretende desenvolver e integrar soluções avançadas para a reparação de estruturas aeronáuticas em compósito. O projeto visa o desenvolvimento de novos materiais particularmente resistentes ao impacto e com capacidades de autorregeneração e técnicas de reparação de estruturas compósitas, sua inspeção por técnicas de NDT e sua qualificação, bem como a monitorização da integridade estrutural das referidas reparações através de sistemas integrados e autónomos de SHM.

A soluções de reparação serão mais ecoeficientes, otimizando-se os recursos utilizados (matérias primas, eficiência energética) e implementando-se conceitos de ecoeficiência e eficiência total, e de avaliação do ciclo de vida das reparações. O projeto validará uma nova abordagem integrada para a reparação avançada de estruturas compósitas, com potencial de vir a revolucionar as operações de reparação e manutenção de aeronaves.

Este projecto desenvolverá atividades complementares ao projeto PASSARO (JTI-CS2-2015-CPW02-AIR-02-06) no âmbito da ITD – Airframe do CleanSky2, onde os copromotores são parceiros.